sábado, 26 de maio de 2012

Significado das Cordas ALIANÇA-CAPOEIRA

Não que seja regra, mais é importante que cada grupo tenha seus próprios ideais. Nos do ALIANÇA-CAPOEIRA pensamos e refletimos sobre dar significado em nosso sistema de graduação sendo assim esses significado que hoje adotamos podem ter futuras mudanças, pois as próximas gerações talvez não pensei igual nos pensamos hoje, porem o significado das cores dificilmente terão alterações.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO ALIANÇA-CAPOEIRA
 INICIANTE e ADAPTAÇÃO
Corda Crua
ALUNO
1°Corda Crua e Amarela - Transformação. Representa  a compreensão para o próximo passo .
2°Corda Amarela - " A Luz "  Onde o aluno inicia o recebimento da luz essa repleta da alegria da capoeira, para seu caminhar dentro da ALIANÇA-CAPOEIRA
3°Corda Amarela/Laranja - Transformação. Representa a compreensão para o próximo passo
4°Corda Laranja – “ ALEGRIA” Esta cor leva o capoeira a ser Mais compreensivos com os defeitos dos outros e contribui à vontade de perdoar, inicia-se as reflexões  sobre eu no mundo da capoeira.
5°Corda Laranja/Azul - Transformação. Representa  a compreensão para o próximo passo
ALUNO GRADUADO
6°Corda Azul – “Tranqüilidade” O azul é associa com a parte mais intelectual da mente. Onde se inicia as primeiras responsabilidades como educador, momento em que o Capoeirista não deve ser simplesmente técnico mais teórico, reflexivo.
 7°Corda Azul/Verde - Transformação. Representa a compreensão para o próximo passo
8°Corda Verde - "A esperança"-  Onde começa a romper os aspectos egocêntricos e sim trabalhar o  coletivamente.  A estruturação dos futuros formadores Aliança-Capoeira.
9°Corda Verde/Roxo - Transformação. Representão a compreensão para o próximo passo
INSTRUTOR
10°Corda Roxa - "Ametista" Neste momento o capoeira deve refletir continuamente entre educador e educando. Essa é Base do ALIANÇA-CAPOEIRA. Tendo como Objetivo  mediar, Instruir e preparar. Os companheiros e a si mesmo  se necessário.
11°Corda Roxo/Marron - Transformação. Representão a compreensão para o próximo passo
PROFESSOR
12°Corda Marrom – “Mãe Terra” O  marrom nos dá a sensação de estabilidade e afasta a insegurança, na qual o devemos ter o equilíbrio entre distancia e aproximação. O Capoeira passa ter a  grande responsabilidade de propagar aos associados não só lecionando, mais terá  em suas mãos a obrigação de dá a base para os Instrutores e Graduados . É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestres do Aliança-Capoeira.
13°Cor Marrom/Vermelha – Transformação. Representa a compreensão para o próximo passo
MESTRANDO
14°Corda Vermelha - "Vitalidade"  O vermelho simboliza o poder, é a cor que se associa com a vitalidade e a ambição. O vermelho contribui também para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, sendo cauteloso em suas decisões.
Só sairá desta corda quando a própria sociedade onde o mesmo faz o trabalho compreende-lo como  mestre.
MESTRE
15°Corda Vermelha/Branca - Transformação - É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido multiplicar os ideais da ALIANÇA-CAPOEIRA, já que está numa fase de metamorfose, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da ALIANÇA-CAPOEIRA. Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.
GRÃ-MESTRE
Corda Branca - "Pureza" –A cor branca é a mais pura de todas, assim que representa à pureza.
É a cor mais protetora, contribui para paz e ao conforto, neste momento o capoeira deve ter mais de meio século  dedicado a Arte da Capoeira. È a pessoa  que refleti integralmente em pro da ALIANÇA-CAPOEIRA e    na capoeira, tendo como finalidade propagar a Paz, Amor e todos os bons fluidos que o mundo  pode oferecer.

Um comentário: