domingo, 26 de junho de 2011

Ritualidade – A raiz da capoeira. Parte do Artigo de Cunclusão do Curso de Educação Física (MORAIS,2010)

Contextuar a capoeira de maneira concreta é fato improvável, pois segundo Fontoura e Guimarães (2002,p.141) todos documentos que retratavam a escravatura  foram queimados no ano de 1890 por Rui Barbosa, no Ministério da Fazenda no governo de Deodoro Fonseca, segundo os mesmo autores relatam que a capoeira  que vimos nos dias de hoje foram passadas de forma verbal  e gestual de  geração em geração e ainda salientam que  devido a falta de documentação muitas historias caíram no esquecimento ou foram distorcidas. Com objetivos de colocar uma pedra sobre os tempos da escravatura, ou seja colocar um ponto final nesta historia; os lideres agiram desta forma, ou talvez para não se soubesse ao certo o que realmente ocorreu nesta época com isso eles acabaram elevando o empobrecimento da historia da capoeira.
Mesmo assim com a busca antropológica as pesquisas encontraram varias conjeturas do possível surgimento desta arte, no qual me aproprio de três, que acredito ser mais relente, a primeira citada por mestre (MORAES, apud TAKEGUMA 2002)diz:
A Capoeira de origem africana, mais precisamente da Ilha de Lubango, na aldeia dos MUCOPES, localizada no sul de Angola. (...) Na época do acasalamento das zebras, os machos, a fim de ganharem a atenção das fêmeas, travavam violento combate. Daí os jovens guerreiros mucopes passarem a imitar alguns passos desse ritual, que denominaram de N'GOLO. Os habitantes dessa aldeia realizavam uma vez por ano uma grande festa com o nome de EFUNDULA, ocasião em que as meninas que já tinham atingido a puberdade e, estando assim prontas para o casamento, teriam como marido aquele guerreiro que tivesse a melhor performance na prática do N'GOLO.
Ainda sobre o assunto o autor se utiliza de mestre Camisa que descreve a capoeira como:
(...) fruto dessa fusão de culturas, lutas e rituais africanos, no Brasil”. Como o N'GOLO, a "BAÇULA", ritual da Ilha do Cabo "(...) onde um derruba o outro através de agarramento, balões, pegar as pernas para derrubar, pescoço, cintura, o objetivo é derrubar o adversário (...) Eu acredito que os golpes de derrubar, de desequilibrar na Capoeira, tenham vindo da Baçula. Tem também a 'kabangula', que é uma luta de mão, que é um tipo de boxe com as mãos abertas. (...) Tem também o 'Umundiu', que é um ritual, um jogo, que usa as mãos e os pés, e tem também as danças acrobáticas.  
Já para Areias (1996, p. 16-17), os escravos tendo como mestra a mãe natureza notando nas brigas dos animais as marradas, os coices, saltos e botes, que seriam de grande valia para eles, fazendo assim uma junção com suas manifestações que também haviam embarcado nos navios negreiros com isso os negros criam e praticam uma luta de autodefesa para enfrentar o inimigo. Tornado assim uma luta caracterizada com dança sendo criada com elementos de suas manifestações religiosas e dos movimentos dos animais nasce assim a capoeira.
Essas hipóteses são para fortalecer as possíveis raízes da formulação da capoeira não é pretensão finalizar esta discussão. Pois me aproprio na escrita de Sodré apud Abib(2006) onde realça que, em relação historicidade o começo é brasileiro, mas o princípio tanto o fundamento, quanto o mito é africano, no qual achei muito relevante, sendo assim esclareço as hipóteses acima com a seguinte visão, o ritual a essência e da África ou seja usada como diversão e religiosidade; já no Brasil, na busca de liberdade dos maus tratos, eles tiveram a necessidade de reestruturar esta manifestação ritualística em pro de garantia de vida ou fuga.
Não é pretensão do artigo descrever uma ou outra hipótese com mais significância, mais para que possa refletir sobre como se originou, levando todas essas hipóteses em consideração, deixando em aberto para novas explicações, mais sem duvida todas pesquisa sublinham que a historia da capoeira surgi em terras brasileira mais a essência os ritos as raízes são africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário